terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Divulgando um pouco de mim

Luta ecológica ou pessoal
Sempre ao longo da minha vida aprendi a respeitar a vida, cresci num ambiente saudável e sempre tive a devida atenção por parte de meus pais.
Ao longo de meu desenvolvimento adquiri uma personalidade forte, no sentido de compreender a vida e sempre que possível procuro realizar atividades que beneficiam o equilíbrio entre o ambiente e os seres que nele vivem.
Isso não deixa de ser uma realização pessoal, mas faço isso pensando no bem geral de todos. Sempre fiquei ao lado dos mais fracos e indefesos, sendo assim, atualmente luto ao lado do meio ambiente, contra grandes empreendedores imobiliários, indústrias de celulose, prefeituras irresponsáveis com relação às questões ambientais, políticos sem responsabilidade ecológica e por aí vai. Esse é o meu ideal de vida agora, se irei conseguir grandes feitos não sei, mas não posso ficar de braços cruzados, pois não foi pra isso que estudei e quero ajudar com todas as minhas forças o meio ambiente, posso até estar sozinho, acredito que não, pois existe uma força cada vez maior que me auxilia nessa caminhada. Como professor pretendo divulgar essas idéias e adquirir apoio para colocar em prática uma estratégia capaz de melhorar o ambiente em que vivemos.
Acredito que as coisas não acontecem por acaso, não sou professor há 15 anos em Escolas do Estado, lecionando para mais de 500 alunos por ano por obra do acaso, não me formei em Biologia por acaso, não encontrei a ONG-AMA (Amigos do Meio Ambiente) por acaso, não fui convidado a participar do projeto Ambientalistas Educadores, patrocinado pela UNESCO, por acaso, não conquistei vários amigos ambientalistas de ONGs importantes do Estado por acaso, enfim a minha vida não é por acaso, por isso não posso fingir que tudo esta bem, preciso contribuir para melhorar nosso planeta. Sei que posso fazer isso e meu ideal não irá enfraquecer com modificações de leis que antes beneficiavam o meio ambiente e agora são modificadas para beneficiar uma minoria de empresários gananciosos que só pensam no presente e no lucro fácil, à custa de muitas vidas, não só humanas, mas de toda uma biodiversidade que luta desesperada para conseguir sobreviver num mundo onde a vida é pouco valorizada. É triste viajar pela Rota do Sol e perceber que a biodiversidade nas matas foi substituída nos dois lados da estrada por plantações de pinus, uma árvore exótica que não alimenta a fauna e ainda elimina as nossas árvores nativas, e perceber que alguns passageiros contemplam e admiram a natureza formada por monocultura de pinus, e que ainda chamam de floresta. Fico apreensivo também, quando percebo que grandes empresas como a Ara Cruz emprega uma estratégia, divulgando nas Escolas, principalmente no ensino fundamental, propagandas enganosas sobre a monocultura de eucalipto, que eles chamam de reflorestamento e que serve de refúgio para várias espécies de animais nativos, enquanto que, na realidade os animais estão recuados num espaço que não oferece alimento algum e que vira uma refúgio por falta de alternativa, sendo eliminados ao longo dos anos por falta de recursos para sua sobrevivência.
A realidade atual é cruel e o ambiente tem na medida do possível dado indícios que nossa intervenção no planeta não é adequada, o que mais estamos esperando para mudar nosso comportamento.
O planeta pede ajuda para não nos eliminar, mas por incrível que pareça a humanidade caminha para a extinção, e o pior é que muitos não estão preocupados com isso, é quase um suicídio coletivo, pois sabemos que não é correto desmatar, queimar, produzir lixo desnecessário, poluir, caçar, construir hidrelétricas sem estudo do impacto ambiental e não pensar em possíveis alternativas energéticas menos impactantes e mesmo assim, realizamos essas práticas.
Os ambientalistas são classificados como “Eco Chatos” a população é manipulada pelos meios de comunicação e pelas propagandas de manipulação de massa, orquestradas por grandes publicitários de grande talento que se vendem para os mega empresários, assim como os políticos e até os órgãos de defesa do meio ambiente.
Meu ideal de luta é forte e tenho certeza que ele não vai morrer comigo, pois terá continuidade enquanto existir amor pela vida, o planeta pediu minha ajuda, por isso estou fazendo o que posso, darei a minha vida se for preciso, pois não saberia viver num planeta sem vida, sem a beleza das árvores, dos pássaros cantando, sem a qualidade da água e da atmosfera. Enfim, um mundo sombrio e triste, onde a esperança de um mundo melhor só pudesse ser alcançada pelo encontro do paraíso em uma nova vida, ou seja, a esperança estaria na morte.
Quero lutar pela causa ambiental para evitar que a morte seja a esperança de uma vida melhor.
Agradeço a todos que contribuíram para o desenvolvimento desse amor imensurável pela vida do planeta, que tanto me ajuda a lutar pela defesa do meio ambiente.

Nenhum comentário: