domingo, 27 de abril de 2008

Justificativa do Projeto

O projeto, desenvolvido em uma comunidade de baixa renda, além de apresentar baixo custo, contribui para melhorar o ambiente local e global; torna disponível frutas à população, incentivando o seu consumo e fazendo com que as árvores sejam mais respeitadas e valorizadas, tornando possível a preservação das árvores.
Este projeto visa o atendimento da comunidade escolar, mas poderá ser estendido para outras comunidades, desde que novos voluntários se candidatem para a função, oportunizando uma contribuição maior para diminuir os impactos danosos que o homem tem feito em nossa cidade, e servindo de modelo para que outras cidades tenham iniciativa em realizar projetos com essa finalidade.
Tendo conhecimento do baixo consumo de frutas pelas crianças e da importância nutricional das frutas para o seu desenvolvimento adequado, faz parte do projeto também uma abordagem em aula e durante o plantio, sobre os valores atribuídos as frutas como fonte alimentar, assim como os problemas ambientais e a importância das plantas para capturar o carbono atmosférico produzido pelas combustões de origem veicular, industrial e por queimadas.

sábado, 26 de abril de 2008

Projeto Árvores Urbanas

Projeto Árvores Urbanas
Minhas intenções com o projeto:
Melhorar as condições ambientais do bairro, plantar para colher frutos ao longo de várias gerações e dar continuidade ao projeto fazem parte da minha realização pessoal como profissional da educação e amigo da natureza.
Demonstrar que com força de vontade e dedicação todo sonho se torna realidade, meu maior desejo é ver não só o bairro mais arborizado, mas todos os ambientes urbanos, e isso é possível só depende de iniciativas como essa, e de cada um fazer a sua parte.
Pretendo acima de tudo ensinar aos alunos que é possível mudar para melhor o ambiente em que vivemos.

A frase abaixo resume minha intenção como professor:
" Dê um peixe a um homem e o estará alimentando por um dia, ensine-o a pescar e o estará alimentando por toda a vida" (Stephen R. Covey)

sexta-feira, 25 de abril de 2008

O Projeto de Educação Ambiental intitulado "Floresta Urbana" em desenvolvimento desde março de 2007 junto à comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Ruy Coelho Gonçalves situada no Município de Guaíba.
Esta é uma nova proposta de trabalho comunitário para a Escola e para a comunidade escolar, que visa motivar o aluno a desenvolver a consciência ecológica, assim como, torná-lo um divulgador dessas práticas sociais relacionadas ao meio ambiente.
Ser consciente em nosso cotidiano não significa apenas tomar decisões pessoais, mas deliberar sobre aquelas que envolvem o futuro do nosso bairro, do nosso país e do nosso Planeta.
Preocupado com os problemas ecológicos do nosso planeta e a falta de atitude conservacionista por grande parte da população, resolvi implantar na Escola citada o projeto Floresta Urbana com a finalidade de não só arborizar a comunidade, mas incentivar outros profissionais da Educação a desenvolver projetos com os mesmos objetivos, de preferência em escolas, uma vez que atinge de forma mais eficiente uma parcela maior da comunidade.
Pois, o grande desafio do homem hoje, é preservar o pouco que resta do nosso ambiente e retardar o aquecimento global. Sabendo que as árvores podem retardar o aquecimento global ao produzirem oxigênio e captarem gás carbônico, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Além disso, o projeto também divulga a importância nutricional das frutas para a nossa saúde, possibilitando uma dieta mais saudável, natural e ao nosso alcance.