terça-feira, 12 de maio de 2009

Árvores Urbanas Guaíba Viveiros Educadores

Criando Viveiros Educadores em três grandes Escolas de Guaíba.

Viveiros Educadores são espaços de produção de mudas de espécies vegetais onde, além de produzi-las, desenvolve-se de forma intencional, processos que buscam ampliar as possibilidades de construção de conhecimento, exercitando em seus procedimentos e práticas, reflexões que tragam consigo, o olhar crítico sobre questões relevantes para a Educação Ambiental como:
ética, solidariedade, responsabilidade socioambiental, segurança alimentar, inclusão social, recuperação de áreas degradadas entre outras possibilidades.
São espaços onde a produção de mudas é tratada como porta de entrada para reflexões mais profundas sobre as causas e possibilidades de enfrentamento para a problemática socioambiental local e global.
A produção de mudas e o plantio de árvores são temas geradores bastante eficientes. Por meio deles é possível estimular o alcance da compreensão sistêmica que a questão ambiental exige.
Desde que conduzido de forma pedagógica e questionadora, o viveiro pode estimular o surgimento de novas iniciativas que complementem e fortaleçam a atuação de grupos e instituições que desenvolvem processos de Educação Ambiental em todo o país.
É nesse movimento de construção coletiva, em que as diversas possibilidades de abordagem e aprendizagem são exploradas e organizadas com o intuito de despertar o espírito crítico, que o viveiro passa a ter sua dimensão educadora exercitada.


Objetivos:
- Ampliar o número de mudas do projeto;

- Obter um maior contato dos alunos com as plantas;

- Possibilitar um espaço para produção de mudas e relacionar com a educação ambiental;

- Trabalhar na Escola as questões sobre a responsabilidade socioambiental;

- Usar partes da mudas, principalmente nativas, para a recuperação de áreas degradadas;

- A produção de mudas e o plantio de árvores pelos próprios alunos;

- Usar Viveiro Educador como espaço de aprendizagem, orientado por elementos e práticas pedagógicos que auxiliem na educação dos alunos que com ele interagem;

- Estimular o surgimento de novas iniciativas que complementem e fortaleças a atuação de grupos e instituições que desenvolvem projetos de Educação Ambiental em toda a cidade;

- Contribuir para a viabilização das transformações socioambientais necessárias ao resgate da qualidade de vida e do bem estar humano;

- Requalificar o ambiente urbano e melhoria da qualidade de vida da população;

- Estimular a criação de uma equipe pedagógica na Escola para ampliar e viabilizar o projeto;

- Estimular o plantio e consumo de mudas frutíferas;

- Usar o projeto ambiental como tema gerador durante as aulas;

- Possibilitar a participação de grande parte dos alunos nessa prática ambiental;

- Tornar pública essa prática ecológica através do plantio na comunidade local;

- Fazer com que os alunos mantenham essa prática ao longo de suas vidas e plantando mudas em todos os espaços disponíveis;

- Fazer com que o projeto não fique restrito apenas ao ambiente escolar.


Referência bibliográfica:

- Viveiros Educadores - Plantando Vida
- Organização: Gustavo Nogueira Lemos / Renata Rozendo Maranhão
Brasília, Janeiro de 2008

Nenhum comentário: